Tomar - Ponte Velha - Rio Nabão - Portugal

Tomar - Ponte Velha - Rio Nabão - Portugal
Fotografia: Joaquim Francisco - Tomar - 2008-02-25

Quem sou:

A minha foto
Alguém que pensa que: Não há nada de oculto que não deva aparecer ao público. Se alguém tem ouvidos, que ouça. Se alguém tem olhos, que veja. Se alguém tem boca, que fale.

ÍNDICE - CONTENTS - INHALT - Περιεχόμενα

Funicular em Tomar… Não Obrigado. Mas…

Na minha modesta opinião, Tomar não necessita de nenhum funicular. A desculpa esfarrapada de que um meio de transporte caro na sua concepção e construção, vem salvar a nossa Cidade que caiu num marasmo e está galopando para uma falência política (no sentido social e económico do termo), é na sua génese errada, até por morrer à nascença, com tanta polémica emergente. Utilizando a palavra marasmo (desejaria utilizar antes a palavra inactividade), gostaria de dar (relembrar) vários exemplos (tantas vezes escritos nas páginas dos nossos Jornais) que estão, na origem desta indolente posição Tomarense: Quem entra em Tomar pela estrada que vem de Leiria, encontra um largo em terra batida, esburacada, lamacenta e feia, muito feia, que tem carros estacionados e (imagine-se a afronta) um histórico Pelourinho.
Mais: As entradas da Cidade são um regalo de se ver, senão vejamos: Av. Nuno Alvares Pereira (entrada, lado direito) um belo Postal Ilustrado com barracas, lixo e sucata a apimentar a fotografia para Inglês ver. Entrada pelo Alvito com as belíssimas bermas ervadas, inclui igualmente sucata, curiosamente. Oficinas de automóveis que enchem de chapa velha áreas imensas, conspurcando o olhar de quem passa (será que ninguém vê o que eu vejo), um belo Postal Ilustrado a apimentar a fotografia para Francês ver. Mais: os edifícios devolutos na Zona velha da Cidade, nomeadamente o antigo Colégio Feminino, o Convento de Santa Iria (já estou farto de escrever e ouvir falar destas coisas). Mais: A área da Ponte do Flecheiro e Igreja de Santa Maria dos Olivais com demasiado cimento, poucas árvores, pouco jardim. Enfim, já estou cansado de mencionar exemplos que levaram ao marasmo, à inactividade e a esta indolente posição Tomarense (escrevo com frontalidade: Há-de vir o dia em que um dos nossos ex-líbris, a Roda do Mouchão, vai cair por falta de manutenção, porquê?... Porque não é importante…). Temo que da Cidade Jardim nos resta pouco. Somos sim uma “Cidade de Betão”. Habitações mal construídas, feias, caras que transformaram a cidade de Verde em Cinzenta (e ainda querem mais cinzento?...). TOMAR ESTÁ CINZENTO as suas gentes estão cinzentas, tristes e não temos quem nos anime... Remato com a ideia de que, realmente, Funicular em Tomar, não obrigado. Mas… Quanto ao resto, avancem, pois é e será uma boa causa.
.
In Jornal Cidade de Tomar - Edição 3904 - 2010-03-02
Por: Joaquim Francisco - Tomar - 2010-03-16 - Apoio: Celeste Nunes
Fotos: Joaquim Francisco