Tomar - Ponte Velha - Rio Nabão - Portugal

Tomar - Ponte Velha - Rio Nabão - Portugal
Fotografia: Joaquim Francisco - Tomar - 2008-02-25

Quem sou:

A minha foto
Alguém que pensa que: Não há nada de oculto que não deva aparecer ao público. Se alguém tem ouvidos, que ouça. Se alguém tem olhos, que veja. Se alguém tem boca, que fale.

ÍNDICE - CONTENTS - INHALT - Περιεχόμενα

A Evolução degradante do Homem.


A evolução técnica, científica e cultural da humanidade, é uma realidade que está bem presente e que nos rodeia diariamente. Sem notarmos, o simples gesto de abrir uma torneira ou a complexa viagem de avião, é e tem por base uma ocorrência brilhante, fruto da arte e engenho do Ser Humano. Pena é que toda esta capacidade, habilidade e inteligência não contraponha, afronte e contenha a amarga e diária realidade das populações: A criminalidade, a pobreza e a desigualdade social. Estas chagas sociais, crescem em paralelo à, diria, “evolução positiva” do Homem. Como tal, a “evolução negativa” é mais refinada e violenta (criminalidade), mais degradante (pobreza), mais visível de dia para dia (desigualdade social).
Esta triste verdade que ataca as modernas sociedades está também a começar a ser, de ano para ano bem visível no nosso País. Todos nós ainda temos bem presente, os assaltos aos Multibancos, os roubos às Bombas de Gasolina e os assaltos aos Bancos e Correios. Estas são as notícias que surgem nos grandes mídia. Entretanto, todos vamos sabendo do Caixote do Lixo que queimaram lá no nosso bairro, o Automóvel ao qual riscaram a porta, 3.º Andar do prédio que foi assaltado, o Bar que está aberto até às 2 da manhã e é uma barulheira na rua que não se pode, a linguagem que os jovens de hoje utilizam e que faz corar qualquer pessoa, etc. Enfim, poderia estar aqui a ocupar uma página inteira com exemplos mas não vale a pena. É uma questão de justiça?... É uma questão de política?... É uma questão Social, seguramente. Penso que a solução tem de partir de uma acção concertada entre as escolas, as famílias os governantes e os tribunais. Concluindo, tem de existir uma vontade de equipas multidisciplinares fazerem um levantamento exaustivo das maleitas que afectam a sociedade, tipificar as situações e alvitrar soluções em conformidade. Esta discussão, terá obrigatoriamente de ser feita local, nacional e internacionalmente, tendo em vista encontrar finalmente, um equilíbrio satisfatório para o Homem. Será utópico?... Penso que não. É tudo uma questão de inteligência e vontade.

.
In IMONEWS - Jornal de Negócios - N.º 36 - Novembro de 2009
.
In Jornal Cidade de Tomar - Edição N.º 3893 de 2010-01-15
.
Por: Joaquim Francisco - Tomar - 2009-10-20