Tomar - Ponte Velha - Rio Nabão - Portugal

Tomar - Ponte Velha - Rio Nabão - Portugal
Fotografia: Joaquim Francisco - Tomar - 2008-02-25

Quem sou:

A minha foto
Alguém que pensa que: Não há nada de oculto que não deva aparecer ao público. Se alguém tem ouvidos, que ouça. Se alguém tem olhos, que veja. Se alguém tem boca, que fale.

ÍNDICE - CONTENTS - INHALT - Περιεχόμενα

Era uma vez uma rotunda (Parte III)

-
Mais cimento e betão, não queremos não…
-

“Estamos orgulhosos por a nossa Casa ter chamado a si a responsabilidade de perpetuar de forma simples, aqueles que por aqui passaram rumo às cidades que fizeram crescer”, disse o presidente da Casa do Concelho de Tomar, José Manuel da Graça, na inauguração, no passado sábado, dia 11-07-2009, do monumento ao construtor civil, na rotunda da Serôdia, numa iniciativa desta instituição. Leia-se, Jornal Cidade de Tomar, Edição N.º 3867 de 17-09-2009. No entanto, eu acrescentaria: “… passaram rumo às cidades que fizeram crescer desordenadamente...”. Lamento, mas é assim que eu realmente vejo a emblemática rotunda: Uma homenagem ao desordenadamento do território, a uma das paisagens rurais mais feias da Europa, telhados e telhadinhos cada um com a cor a seu belo prazer, umas casas viradas para norte e outras para sul, sem nexo e sem rigor, tijolo sobre tijolo sem isolamento em conformidade, a mira do lucro em detrimento da construção com qualidade (prédios novos já cheios de rachas é o que mais se vê), mamarrachos muito altos em zonas onde era suposto construírem vivendas, área entre construções muito reduzida e apertada, originando a ausência de espaços verdes, betão, betão e betão. Somos o país do betão. Um lugar de betão, à beira mar plantado. Os espaços rurais e verdejantes foram selvaticamente usurpados, em prol da construção civil. Querem que eu esteja de acordo, com a rotunda a homenagear os construtores?... NÃO CONCORDO. Grave, é não pensarmos seriamente em tudo isto, não olharmos à nossa volta, não estarmos sensíveis a esta invasão do cimento, lamentável. Vem a propósito, a intervenção dos nossos vereadores Independentes que consideram “estruturante” a construção fora dos espaços urbanos (veja-se Jornal Cidade de Tomar, Edição 3863 de 19-06-2009 “Câmara de Tomar admite construção fora dos espaços urbanos”). Vergonhosa intervenção política na minha óptica. O que é que ganham por implementar essa ideia?... Querem alterar os PDM’s e os PROT’s porquê?... Mais cimento em vez de árvores?... Destruir a paisagem rural, não é?... Lindo… Isto é que é Política. A Construção Civil é que nos vai tirar o Aquecimento Global, fornecer-nos Oxigénio, deliciar-nos com óptimas paisagens e alimentar-nos com produtos agrícolas extraídos do… cimento?... Voltando ao assunto que é a rotunda, a mesma está construída à imagem e semelhança, do que vemos e não gostamos, no nosso dia a dia, nas cidades e não só, infelizmente: Blocos de cimento, alinhados sem uma ordem geometricamente eficaz e encimados por ferro (as verguinhas à mostra devem ser uma alegoria às antenas dos telemóveis, como existe na Alameda Um de Março, podem lá ver umas quantas).

Para concluir, transmito que quando vi pela primeira vez, a rotunda em causa, pensei que fosse uma homenagem ao monumento pré-histórico de Stonehenge da Inglaterra (Foto 2 - para que se possa comparar) mas, afinal, nem eu estava na Inglaterra e, na verdade esse é de pedra e não de betão, isso seria pedir demais, ou não, digo eu…
-
Nota -> Foto 1, autor: Joaquim Francisco (fotografia da rotunda da Serôdia, segundo a visão do próprio autor). Foto 2 retirada da Internet.
- In Jornal Cidade de Tomar - Edição N.º 3869 de 2009-07-31
Por: Joaquim Francisco - Tomar - 2009-07-17
-