Tomar - Ponte Velha - Rio Nabão - Portugal

Tomar - Ponte Velha - Rio Nabão - Portugal
Fotografia: Joaquim Francisco - Tomar - 2008-02-25

Quem sou:

A minha foto
Alguém que pensa que: Não há nada de oculto que não deva aparecer ao público. Se alguém tem ouvidos, que ouça. Se alguém tem olhos, que veja. Se alguém tem boca, que fale.

ÍNDICE - CONTENTS - INHALT - Περιεχόμενα

O Terceiro (e último) Pedido do Ano…

-
Diz o velho Ditado Popular: “Não há duas sem três” e, fazendo jus ao mesmo, lá venho eu mais uma vez (e última), pedinchar. Vem a propósito e, antes de mais, deixem-me comentar o pequeno acidente do “nosso” Cristiano Ronaldo, ou não. A notícia fala do estampanço do seu Ferrari de, fechem os olhos, 345.000,00 € (Trezentos e quarenta e cinco mil euros). O “pobre” rapaz não sofreu nenhuma mazela (ainda bem) mas o carrito, esse, foi direitinho para a sucata. Este acontecimento, despertou o meu raciocínio matemático que, pondo-se logo em acção chegou à seguinte conclusão: Cristiano Ronaldo conseguiu deitar para o lixo, o valor equivalente ao sustento de um ano para +/- 55 famílias portuguesas. Eu repito, o sustento para +/- 55 famílias portuguesas, durante um ano inteiro (365 dias), sem tirar nem pôr. Vamos às contas que são muito simples: Tomamos como referência (novamente) o Salário Mínimo Nacional, cujo valor é de 450,00 € multiplicamos 14 meses (um ano de salário, mais Subsídio de Férias e 13.º Mês), o resultado é de 6.300,00 € (Seis mil e trezentos euros). Dividindo o valor do Ferrari, 345 mil euros por 6,3 mil euros chegamos ao resultado de 54,7 agregados familiares, ou seja, a matemática é tramada. Concluindo, estas contas levam-me a pedir (pela última vez), o seguinte: Senhores Futebolistas, Senhores Administradores, Senhores Empresários e demais Ricos de Portugal e arredores, tentem não “estampar” os vossos carritos topo de gama. Não deitem para a sucata dezenas de Salários Mínimos (se me é permitido este paralelismo comparativo) principalmente, durante este período de crise. Seria um verdadeiro atentado à pobreza alheia, se é que entendem… Por tudo isto, agradeço que levem o meu pedido (o último) em conta. Penso que não é pedir “muito”, digo eu…
- In Jornal Cidade de Tomar - Edição N.º 3841 - 2009-01-16
Joaquim Francisco - Tomar - 2009-01-09