Tomar - Ponte Velha - Rio Nabão - Portugal

Tomar - Ponte Velha - Rio Nabão - Portugal
Fotografia: Joaquim Francisco - Tomar - 2008-02-25

Quem sou:

A minha foto
Alguém que pensa que: Não há nada de oculto que não deva aparecer ao público. Se alguém tem ouvidos, que ouça. Se alguém tem olhos, que veja. Se alguém tem boca, que fale.

ÍNDICE - CONTENTS - INHALT - Περιεχόμενα

O Segundo Pedido do Ano…

Venho publicamente agradecer o aumento que o Governo agora efectuou no Salário Mínimo Nacional – SMN e que o levou a ser fixado nos 450,00 € (Quatrocentos e Cinquenta Euros). Realmente, é muito Euro junto e vem mesmo a calhar pois, as entidades prestadoras de serviços e afins, já anunciaram os respectivos aumentos para o ano 2009. Agradeço igualmente às Confederações Patronais, o seu empenho e luta para que o valor do mesmo fosse maior (ou não). O Governo e sindicatos é que são teimosos e não aceitaram a proposta. Assim, o Segundo Pedido do Ano é de desculpa. Exactamente, venho manifestamente pedir desculpa por não conseguir gastar só, os referidos 450,00 € do SMN mas, ter de gastar mais 25,00 € (veja-se na Lista de gastos mensais, o item “Empréstimo Vizinho” que reflecte esse valor) e portanto, endividar-me. Confirmo sinceramente que não sei gerir o meu salário, tendo em vista o valor, diria diminuto, do mesmo. Não me admiro e reconheço agora o porquê de “Gestores de Topo” falharem a sua gestão. Se eu com uns singelos 450,00 €, é uma autêntica desgraça, imaginem um Gestor a dominar milhares e milhares de Euros. Coitaditos, olha a pena que tenho deles. Nem me passa pela cabeça o valor do endividamento, a que eles estão sujeitos, deve ser brutal. Se me dessem valores semelhantes para eu gerir, bem… Eu nem quero pensar. Não queria estar na pele deles, nem que me pagassem. Só a responsabilidade de ter tanto dinheiro ao meu dispor, cruzes credo. Prefiro trabalhar com valores mais baixinhos, dominam-se melhor e tudo… Bom, voltando ao meu “orçamento”.

Depois de passar para o papel os Produtos em causa, é evidente que existem luxos aos quais tenho de/ou posso fugir. Por exemplo: Os Diversos e Televisão são trinta e tal euros. Telefone e Cafés, idem. Farmácia e Transportes, também. Pão e Peixaria, igualmente. Ou seja, reconheço que tenho de me aplicar, tendo em vista reduzir significativamente as despesas, chamadas de “extra”. Agora reparo no esbanjar constante, a que tenho sujeitado o meu ordenado. Esta mania de querer ser mais que os outros, realmente tem de acabar. Às vezes nem sei onde tenho a cabeça, este apelo ao consumismo é atroz. Vejo os outros a fazer uma vida simples e sem grandes luxos e a conseguir e eu não sou capaz porquê?... Por tudo isto, o segundo pedido do ano é de desculpa. Exactamente, venho manifestamente pedir desculpa por não conseguir gastar só, os referidos 450,00 € do SMN mas, prometo com muita força que me vou esforçar. Prometo pois. E vou conseguir (digo eu).

In Jornal Cidade de Tomar - Edição N.º 3840 - 2009-01-09

Joaquim Francisco - Tomar - 2009-01-04