Tomar - Ponte Velha - Rio Nabão - Portugal

Tomar - Ponte Velha - Rio Nabão - Portugal
Fotografia: Joaquim Francisco - Tomar - 2008-02-25

Quem sou:

A minha foto
Alguém que pensa que: Não há nada de oculto que não deva aparecer ao público. Se alguém tem ouvidos, que ouça. Se alguém tem olhos, que veja. Se alguém tem boca, que fale.

ÍNDICE - CONTENTS - INHALT - Περιεχόμενα

Comentário ao Comentário

-
O nosso actual Primeiro Ministro, para quem não sabe, “Engenheiro” José Sócrates, tem andado ultimamente a mandar “bocas foleiras” à Esquerda Política Nacional. Estou-me a referir concretamente ao comentário com que “mimou”, no Parlamento, o Partido Ecologista os Verdes, chamando-os de “embuste político” e “apêndice do PCP” e concluiu airosamente “os portugueses sabem o que os senhores são, verdes por fora e vermelhos por dentro”. Tenho de reconhecer que foi o melhor comentário (discurso) político que alguma vez ouvi, ou não. Esta saída política discursiva do “nosso” Sócrates, é de tal modo profunda que quem tenha o mínimo de observância, detecta logo o que na verdade, o nosso Primeiro estava a chamar: MELANCIAS. Sim, como todos sabem, são verdes por fora e vermelhas por dentro (*).

Esta analogia às melancias, acaba assim por não ser um ataque à oposição, por parte do Chefe do Governo, mas sim um grande elogio. Exactamente, quando todos pensavam que o nosso Primeiro-Ministro estava a atacar os Verdes e a conotá-los com o PCP (vermelhos), afinal estava a elogiar a luta deste Partido pelos valores ecológicos, biológicos e naturais. Daí a comparação, filosoficamente falando, claro. Afinal de contas, vêm ai tempos tão difíceis, tão difíceis e um período eleitoral tão renhido que, não ficava bem a este Governo atacar a nossa “esquerda”. Antes e bem pelo contrário, já que esta ala política, vai ter um papel importante e ser cada vez mais chamada a intervir, contra os atentados do Capitalismo selvagem e do Neo-Liberalismo feroz, os mesmos que estiveram na origem desta mesma crise social e económica que reina na Terra. Bem, voltando à história do “embuste político”, mais uma vez repito que Sócrates não teve o intuito de atacar ou ofender, nunca, “jamé”. Porquê? Simplesmente porque o nosso “Engenheiro”, nunca se poderia pôr a jeito de “levar” com suspeições outra vez (como forma de retaliação). Quem não se lembra do caso da Licenciatura. Terá sido ou existido “embuste”, neste caso? E o caso Freeport em Alcochete, o seu processo de construção terá sido legal e “ecológico”? Pois é, os telhados de vidro são tramados, digo eu.

(*) Ainda bem que não lhes chamou TOMATES. Para quem não sabe, são verdes enquanto verdes e vermelhos ao amadurecer. Tomates, é também o nome por que são conhecidas as Tropas Portuguesas, por esse Mundo em guerra. Porquê? Porque para onde vamos, "participamos mas, não entramos".

In Jornal Cidade de Tomar - Edição 3843 - 2009-01-30

Por: Joaquim Francisco - Tomar - 2009-01-25