Tomar - Ponte Velha - Rio Nabão - Portugal

Tomar - Ponte Velha - Rio Nabão - Portugal
Fotografia: Joaquim Francisco - Tomar - 2008-02-25

Quem sou:

A minha foto
Alguém que pensa que: Não há nada de oculto que não deva aparecer ao público. Se alguém tem ouvidos, que ouça. Se alguém tem olhos, que veja. Se alguém tem boca, que fale.

ÍNDICE - CONTENTS - INHALT - Περιεχόμενα

A Reentré Política em Portugal

A reentré política em Portugal, em Francês “reentrada politique”, vem mais uma vez animar os arraiais e festas sociais, típicas do nosso país, em geral, e muito queridas da população, em particular. Abaixo assinados à parte e troca de galhardetes QB, vamos (de novo) iniciar mais uma fase próspera de astúcia, esperteza, finura e maquiavelismo, protagonizada por uma Classe que vai da Esquerda à Direita, sem parar para pensar no que está no centro, o Povo Português. Os discursos mornos, as velhas questões, as novas questões e os habituais ataques vão continuar, outra vez, a fazer parte do dia a dia da nossa existência, tão fartinha dos mesmos mas que, por contingências e agruras da vida, “temos de levar com eles”.

Espero e desejo que a participação da população, não só a Tomarense mas também a Nacional, venha a ser mais activa, de forma a não fazer cair por terra, um dos direitos mais sagrados na nossa Democracia: a liberdade de expressão. O direito de RECLAMAR (construtivamente) não está muito interiorizado na mentalidade do comum Português. Não gostamos de ler logo, escrever ainda pior. Esta atitude no entanto, chamar-lhe-ia passividade, não pode continuar. Temos de mudar a nossa maneira de estar em sociedade e recorrer mais vezes aos mecanismos que estão ao nosso alcance para contestar. Se mais críticas, denúncias, chamadas de atenção e reparos, surgissem nos tablóides da Comunicação Social, provenientes do exercício da cidadania do Povo Português, seriam porventura, mais coerentes, sérias e transparentes, as atitudes e as políticas desenvolvidas pela Camada Eleita. Uma palavra para o EXEMPLO que vem da nossa Assembleia da República: Os desaguisados, representações teatrais e léxico de nível duvidoso, bem poderiam ser substituídos por atitudes nobres e dedicadas a um exercício político responsável. Espero assim que as Férias tenham esclarecido e clareado as mentes governativas e que as palavras irónicas do Secretário-Geral do PCP, Jerónimo de Sousa: “Tudo como dantes no Quartel-General de Abrantes”, não sejam levadas a sério. Simplesmente, não merecemos. Lembro aqui e agora, as palavras de Friedrich Nietzsche, (1844 – 1900) influente Filósofo Alemão, in “Humano, Demasiado Humano” (1878): “Pelo facto de uma situação de crise (por exemplo, os vícios de uma administração, a corrupção e o favoritismo em agremiações políticas ou eruditas) ser descrita com forte exagero, essa descrição perde, na verdade, o seu efeito junto das pessoas sensatas, mas actua tanto mais fortemente sobre as que o não são (as quais teriam permanecido indiferentes ante uma exposição bem comedida). Como estas, porém, constituem uma significativa maioria e albergam em si uma maior força de vontade e um gosto mais impetuoso pela acção, esse exagero torna-se pretexto para inquéritos, punições, promessas, reorganizações. É nessa medida que é rentável descrever situações críticas em termos exagerados. “
-
Podemos reclamar em:
Portal do Cidadão:
http://www.portaldocidadao.pt/
Telefone: 707 24 11 07
Portal da Justiça:
http://www.mj.gov.pt/sections/home
Portal do Governo:
http://www.portugal.gov.pt/Portal/PT
Página Oficial da Presidência da República:
http://www.presidencia.pt/
Associação de Municípios:
http://www.anmp.pt/
Associação de Consumidores de Portugal:
http://acop.planetaclix.pt/
DECO – PROTESTE:
http://www.deco.proteste.pt/
Livro Amarelo na Net:
http://www.livroamarelo.net/
Entidade Reguladora da Saúde:
http://www.ers.pt/
Autoridade Nacional das Comunicações:
http://www.icp.pt/

-
In Jornal Cidade de Tomar - Edição 3824 de 2008-09-19
Por: Joaquim Francisco - Tomar - 2008-09-12