Tomar - Ponte Velha - Rio Nabão - Portugal

Tomar - Ponte Velha - Rio Nabão - Portugal
Fotografia: Joaquim Francisco - Tomar - 2008-02-25

Quem sou:

A minha foto
Alguém que pensa que: Não há nada de oculto que não deva aparecer ao público. Se alguém tem ouvidos, que ouça. Se alguém tem olhos, que veja. Se alguém tem boca, que fale.

ÍNDICE - CONTENTS - INHALT - Περιεχόμενα

Encontro Convívio de Técnicos de Resgate

Realizou-se no dia 22 de Junho (Domingo) na Nazaré, um Encontro Convívio de Técnicos de Resgate, sendo o evento caracterizado por uma actividade de Rapel e Escalada praticados no Sítio da Nazaré. Fazendo a Corporação de Bombeiros da Nazaré, as honras da casa, os mesmos prestaram todo o auxílio logístico, apoio na preparação do espaço da actividade (foi preparado um perímetro de segurança em que não entravam turistas) e não menos importante, a confecção do “Almoço Convívio”. Contando com a participação de membros de Corporações de Bombeiros (Nazaré, Pontinha, Cascais e Torres Novas) e Associações de Espeleologia (Óbidos e Tomar), ao todo eram 25 participantes, todos eles com vontade de descer os 40 metros de corda que foi preparada a partir da grande pedra “suspensa”, que se encontra do lado direito (virada para a praia) no Miradouro do Sítio. De salientar que a subida era realizada na outra, do lado esquerdo, e que está murada. Esta experiência reveste-se de grande importância e única, pois é rara a participação de elementos de “fora da Nazaré” na descida do paredão do Sítio. A Equipa de Resgate dos Bombeiros da Nazaré, pratica frequentemente nesta escarpa pois, infelizmente, os suicídios sucedem naquela área, o que obriga aliar uma intervenção de socorro a uma de grande perícia na prática de descida e subida com e em cordas. Como já tinha sido referido, a Sapiens – Associação de Protecção Divulgação do Património Cultural de Tomar, fez-se representar por 2 elementos: Joaquim Francisco (Tomar - na Foto: Capacete Amarelo)e Joel Vieira (Ourém)
que como não podia deixar de ser, estiveram à “altura” do evento. Uma palavra de agradecimento para Ricardino Oliveira, mentor e principal organizador do evento (fez também as spitagens e amarrações com o Ulisses), Capitania do Porto da Nazaré e ao Comando dos Bombeiros da Nazaré. Para o ano, se tudo correr bem, há mais.

Fotografia do Grupo Participante

In Jornal Cidade de Tomar - N.º 3813 de 2008-07-04

In Jornal Notícias de Ourém - N.º 3682 de 2008-07-04

Por: Joaquim Francisco - 2008-06-27