Tomar - Ponte Velha - Rio Nabão - Portugal

Tomar - Ponte Velha - Rio Nabão - Portugal
Fotografia: Joaquim Francisco - Tomar - 2008-02-25

Quem sou:

A minha foto
Alguém que pensa que: Não há nada de oculto que não deva aparecer ao público. Se alguém tem ouvidos, que ouça. Se alguém tem olhos, que veja. Se alguém tem boca, que fale.

ÍNDICE - CONTENTS - INHALT - Περιεχόμενα

A Globalização do Aquecimento Global

O Aquecimento Global, tão falado nos Órgãos de Comunicação Social e alertado pela Comunidade Científica Mundial (nem toda está de acordo, talvez por pressões políticas… digo eu), está a fazer estragos, um pouco por todo o Mundo. Só quem quer ser “cego” é que não observa e/ou repara no que todos os dias ocorre neste nosso Planeta Terra, ao nível de intempéries e descalabros naturais. O Homem, aos poucos, está a tentar remediar os estragos e atentados cometidos ao longo de gerações, com o intuito de minimizar a violência que a Mãe Natureza, revoltada, emprega (grandes variações meteorológicas), nomeadamente, secas no Inverno e inundações no Verão. A moderna filosofia de vida, apregoa a utilização dos “3 R’s” – Reduzir, reutilizar e reciclar, como forma de ajudar a minorar os prejuízos causados pelo Homem. Entretanto, a desflorestação, associada à emissão de gases com efeito estufa (CO2, CH4, N2O, HFCs, PFCs e SF6, em que o mais conhecido é o CO2 – Dióxido de Carbono – Gás incolor e inodoro que se torna sufocante, quando atinge níveis aproximados aos do Oxigénio), provenientes dos nossos veículos automóveis, continuam a aumentar, fazendo cair por terra qualquer esperança de salvar o Planeta.
Foto: youngreportersComo se isso não bastasse, a continuada impermeabilização dos solos (construção), a utilização desregrada dos recursos hídricos (desperdício e poluição), a acumulação em grande escala de lixos (domésticos e industriais) e etc. (acho que chega… é memo só para terem uma ideia da balbúrdia), concorrem entre si, com o intuito de serem eleitos os maiores em conspurcação do Mundo. Não queria ser agoirento, nem incrédulo, quanto à capacidade que o Ser Humano tem em se redimir e, consequentemente, reformular a sua posição à face da Terra, mas, o que a realidade tem demonstrado é, muito pelo contrário, o deixa andar, deixa arder, deixa poluir, deixa consumir, deixa destruir e quem vier atrás que se “lixe e amanhe”. Lanço um desafio aos nossos leitores: Tentem viver o vosso dia a dia, em sincronia com a Natureza, comecem já com os “3 R’s” – Reduzir, reutilizar e reciclar – E depois, depois, logo se vê… (ou não).
-
In Jornal Cidade de Tomar - Edição N.º 3796 de 2008-03-06
Por: Joaquim Francisco - Tomar - 2008-02-20