Tomar - Ponte Velha - Rio Nabão - Portugal

Tomar - Ponte Velha - Rio Nabão - Portugal
Fotografia: Joaquim Francisco - Tomar - 2008-02-25

Quem sou:

A minha foto
Alguém que pensa que: Não há nada de oculto que não deva aparecer ao público. Se alguém tem ouvidos, que ouça. Se alguém tem olhos, que veja. Se alguém tem boca, que fale.

ÍNDICE - CONTENTS - INHALT - Περιεχόμενα

As Mudanças e Companhia, Lda.

Foi com interesse que li a notícia divulgada no Jornal Cidade de Tomar N.º 3746, do dia 23-03-2007, “Comando da GNR sai de Tomar” e não entendi qual a admiração de tal situação. Vejamos o seguinte calendário de ocorrências, segundo as minhas fontes fidedignas (ou não):
Mês de Março – GNR sai de Tomar, rumo a Ourém. Este facto prende-se com a necessidade de os Militares do destacamento estarem mais perto de Fátima. Só com um milagre é que eles voltam a Tomar. (Valha-nos a St.a Iria)
Mês de Abril – Comércio tomarense vai ser transferido para a Zona Industrial para que a Industria, aprenda com os Chineses, tudo o que há para aprender. (Valha-nos St.ª Cita)
Mês de Maio – Câmara Municipal dirige-se para a Barragem de Castelo de Bode. (Sem comentários)
Mês de Junho – Junta de Freguesia de S. João, junta-se com a Câmara Municipal de Tomar e aguardam pela Junta de Freguesia de .St.ª Maria dos Olivais (Idem)
Mês de Julho – Junta de Freguesia de St.ª Maria dos Olivais vai para a Barragem do Castelo de Bode, junta-se (como o próprio nome indica) às suas congéneres edilidades e vão a banhos. (Agora sim, valha-nos S. Pedro)
Mês de Agosto – Férias. Não vai haver mudanças. Está tudo de férias.
Mês de Setembro – Idem
Mês de Outubro – Só na Segunda Quinzena é que surgem as primeiras alterações.
Assim, só vou continuar em Novembro para preparar as férias do Natal. Por agora chega.
in Jornal Cidade de Tomar N.º 3747 -- 29-03-2007 Por: Joaquim Francisco

Um Jogo de Chinquilho no Jardim do Mouchão... (ou não)...

No Jornal da Cidade de Tomar, Edição 3745, página 8 e sobre o Tema: “O que está a ser feito no Jardim do Mouchão”, estavam as fotografias aqui representadas com as respectivas legendas.
Segundo fontes fidedignas (ou não…), tal não é real. Reponha-se assim a verdade, pois a mesma é do interesse público e não pode ser escamoteada:
Fotografia 1 – (Sem legenda oficial) Representa o grupo convidado pelo Sr. Presidente, mais o próprio, para num momento de lazer e aproveitando as boas condições climáticas e as que o Jardim do Mouchão oferece “neste momento”, jogarem uma partidinha de Chinquilho. Refira-se que nesta foto vê-se nítida e claramente o Sr. Presidente a solicitar a sua malha de ferro (o gesto é tudo e para bom entendedor…). Formaram-se duas equipas, com três elementos cada uma (segundo as leis deste jogo, é possível). O Sr. da esquerda (ver foto), apontando para o lado, até disse: “eu faço equipa já com estes dois”. Do grupo que fez equipa com o Sr. Presidente, (atrás do mesmo) destaque para a Sra. que ajudou na pontuação, pois era a única que tinha papel e lápis.
Fotografia 2 – (Legenda oficial: Aqui vai ficar instalado um quiosque). A verdade: Instante em que o Sr. Presidente se prepara para lançar a malha, tendo para isso que mandar desviar, para os lados (é óbvio), a sua comitiva que se encontrava a obstruir o espaço. Refira-se que os dois mecos (paus) cada um com 20 cm de altura, estavam a uma distância de 18 metros, ocupando parte da alameda central do jardim.


Fotografia 3 – (Legenda oficial: O piso vai ficar com as necessárias fundações). A verdade: Solene momento do arremesso. Em posição de visível concentração, o Sr. Presidente tenta alcançar os tão desejados dois pontos, derrubando o meco. Informo que ganha a equipa que atingir primeiro os 30 pontos. Aproveito para lembrar aos estimados leitores que não é muito prático jogar de fato e gravata. Aqui, o caso reveste-se nitidamente de originalidade, tão peculiar no nosso executivo.
Fotografia 4 – (Legenda oficial: Lá ao fundo fica uma praça pública). A verdade: Visivelmente satisfeito o Sr. Presidente, solicita a atenção da Comunicação Social para a distância a que conseguiu atirar a malha, derrubando o meco, ganhando assim, uns preciosos dois pontos de avanço aos adversários. 18 metros é muito metro (comentou ele na altura). Resultado final, não sei… A minha fonte fidedigna, entretanto foi-se embora para receber tratamento, pois uma malha extraviada acertou-lhe na canela. Estranha esta situação. É muito estranho, logo à minha fonte fidedigna…
In Jornal Cidade de Tomar - Edição 3746 de 23-03-2007 por Joaquim Francisco

Transportes Urbanos de Tomar














É com muito agrado e satisfação que todos os dias vejo, um razoável número de pessoas a utilizar os Transportes Urbanos de Tomar, TUTOMAR. È também com muito agrado e satisfação que vejo uma Sra. Condutora ao volante do autocarro, sinal que a igualdade de direitos e oportunidades foi acautelada. O itinerário muito bem delineado e as paragens bem situadas rivalizam pela positiva, com um horário bem elaborado e de fácil consulta. Mas sendo todo este processo muito recente e podendo em alguns aspectos ser melhorado, penso que os responsáveis pelos TUTOMAR, poderão aceitar uma ou outra ideia, por exemplo: Placas colocadas nos postes das paragens com o horário de passagem do autocarro; Conceber um prospecto a ser enviado a todos os cidadãos do Concelho com informação detalhada, ou seja, Mapa da Circulação e Horário/Paragens (à imagem e semelhança do editado na Agenda Cultural, Outubro/Novembro 2005, veja-se páginas centrais; Parcerias com entidades situadas noutros pontos da Cidade para venda de Bilhetes (exemplo, Juntas de Freguesia); utilizar alguns Outdoors que estão espalhados um pouco por toda a cidade com a Planta da mesma e adicionar Mapa da Circulação e Horário e por fim, delinear uma linha no sentido inverso. Quanto mais comunicação disponível existir mais utilização será dada aos nossos transportes urbanos quando o pagamento começar a ser obrigatório.

in Jornal Cidade de Tomar - Escrito em 15-11-2005 - Joaquim Francisco

Sinais de Discórdia ou Sinais de Trânsito



Na semana passada, segunda ou terça-feira, já não posso assegurar, assisti a uma grande discussão que teve direito a Polícia (diga-se de passagem que se o agente da autoridade não aparece, a coisa chegava à pancadaria). A dita querela, estava intimamente ligada à prioridade que dois Srs. Automobilistas reclamavam ter, aquando da sua passagem pelo “entroncamento” Rua Everard; Ponte Velha; Rua Marquês de Tomar. Não sei qual deles tinha razão, mas é impressionante, pois todos, todos os dias se ouvem um chorrilho de pragas ou uma buzinadela sibilante, à conta de uma manobra, mesmo que não seja mal executada (incluem-se, os automobilistas que ao saírem da Ponte Velha, mudam o sentido de marcha para a direita). Como a minha preocupação vai no sentido de se preservar a calma e quietação desta área à beira rio situada, eu explico: À saída da Rua Everard, na aproximação à Ponte Velha, encontramos o “Sinal C11a – Proibição de virar à direita”; À saída da Ponte Velha, encontramos dois sinais, “Sinal A25 – Trânsito nos dois sentidos” e “Sinal D1e – Sentido obrigatório”. Não existindo (mas deveria existir) Stops nem sinais de aproximação de Estrada com Prioridade, logicamente que quem sai da Ponte Velha tem prioridade, em relação a quem se apresenta pela esquerda. Afinal de contas estamos perante Sinais de Trânsito e não de Sinais de Discórdia, ou não?...

in Jornal Cidade de Tomar - Escrito em 31-10-2005 - Joaquim Francisco

As Eleições já passaram, A Zebras queria eu passar

Gostaria de começar por agradecer a todos os que já escreveram para este Jornal e cujos artigos de opinião tinham como tema, as passadeiras para peões, vulgo “Zebras”. Lembram-se por exemplo da notícia que envolveu um atropelamento?... Hoje, só vou dar três exemplos, todos na Avenida Norton de Matos que para quem não sabe, vai desde a “Curva da Marisqueira” (jeitosa, diga-se, para acidentes, no sentido da Av. Angela Tamagnini), até ao fim da Ponte Nova. Pois as ditas “Zebras”, sumidas, estão uma em frente à “Marisqueira”; a segunda perto cruzamento com a Rua Amorim Rosa e a terceira à saída da Ponte Nova junto à rotunda da Praceta Alves Redol. A falta de marcação na estrada tem pregado grandes sustos à População e até, acredito, aos senhores automobilistas (nesta Avenida anda-se bem). Não faz sentido que esta situação se mantenha por muito mais tempo, até porque as Eleições já foram. Já não há o perigo de se ser acusado de “Zebras Eleitoralistas” que é o mesmo que dizer “Obras para Eleitor Ver” ou “Pintura para promoção Autárquica”. Assim, em nome dos Peões e dos Srs. Automobilistas, pintem os traços se faz favor, há é verdade, a chuva já passou.

in Jornal Cidade de Tomar - Escrito em 25-10-2005 - Joaquim Francisco

O Sinal e a Floreira


Foto tirada em 25-10-2006 - Joaquim Francisco

"Choque Técnológico" Equipa veículos da PSP



in Jornal Cidade de Tomar - Edição n.º 3720

Presidente e Companhia


in Jornal Cidade de Tomar
Joaquim Francisco 10-09-2006

As três Léguas do Nabão

Realizou-se no passado Domingo, 4 de Março de 2007, mais uma edição da Corrida de Atletismo, 3 Léguas do Nabão, organizada pelo CALMA – Clube de Actividades de Lazer e Manutenção. Este agrupamento desportivo que privilegia o "desporto para todos", iniciou a sua actividade nos anos 80 e, desde então, tem conseguido manter o espírito associativo/desportivo que motivou a sua génese. O grupo de amigos que se juntava habitualmente para praticar desporto, viu esta Associação se desenvolver, prestando uma inestimável contribuição à população tomarense. A Avenida Cândido Madureira que em 1993, viu partir uma Edição desta Corrida de Atletismo e que na altura teve a participação de deficientes, foi novamente o local escolhido para o seu início, estando a meta localizada no Estádio Municipal. Pena é que esses tempos de “Amor à Camisola”, já não estejam tão enraizados no espírito do ser humano. O “material” está cada vez mais, a ganhar terreno em relação ao “por prazer”. Esta situação origina uma fraca participação de concorrentes e por consequência, na minha perspectiva, uma menor projecção da Prova. A cerimónia de entrega dos Prémios (taças) decorreu, por inerência, insípida… muito monótona. A esta distância espaço/temporal, façamos uma reflexão e ao mesmo tempo um esforço para ajudar a elevar o prestígio das 3 Léguas do Nabão, ao nível que nos habituou e naturalmente, apoiar o CALMA. Esta Associação que se dedica à 14 Anos a promover diversas actividades desportivas, de lazer e manutenção, promoção e animação de actividades sociais, acompanhamento e organização de percursos turísticos e gastronómicos, jogos populares e atletismo, merece o apoio de todos nós. Apelo pois a toda a População, Associações e Colectividades que aquando de Manifestações Desportivas, sejam mais participativos e tenham como lema o “Amor à Camisola” e o “Dinheiro não é tudo na vida”. Já agora um pequeno alerta: Muitas foram as vozes que manifestaram a vontade, do traçado da Prova, incluir a Zona Histórica da Cidade. Mas para o ano há mais… Certo…


Joaquim Francisco 05-03-2007

“Ponte e Centro Comercial” o Sim e o Não (obrigado) em Referendo?





Um Centro Comercial novo ao lado da Ponte, boa...




Ora cá estamos nós, de volta às Guerras de Palavras e Trocas de Galhardetes, copiosamente difundidas nos Órgãos de Comunicação Social do nosso Burgo e devidamente comentadas (incluindo eu, admito), por toda a ímpar população do nosso Lugar. Atentem nos ditados: “Casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão”, “Do homem é o errar, da besta, o teimar”, “Mais vale prevenir do que remediar”, “Falar é fácil, fazer é que é difícil”, “Nem sempre o diabo é tão feio quanto o pintam” e por fim “Para quem está perdido, qualquer carreiro é caminho”. Á pois é… Pensava a Filosofia Oriental ser mui sábia e conspícua, pois não se iludam meus senhores, nós os Tugas, também damos cartas. Vejamos então: “Ponte e Centro Comercial” o Sim e o Não (obrigado) em Referendo? - Mais uma ou duas Pontes em Tomar, SIM. O tráfego na “Levada” e na rotunda da Praça Alves Redol, já está um pandemónio. Penso até que já deveriam ter sido construídas, pelo menos à 5 ou 6 anos atrás. Localização: Flecheiro: Não. Localização: S. Lourenço, SIM. Atenção, já alguém lembrou e muito bem que também faz falta, uma Ponte na zona da “Estrada de Leiria” e/ou EN 113: SIM. (serão pontes a mais?... 6 Pontes é muita Ponte…). Bom, obra que venha a facilitar o futuro rodoviário (e pedestre) da nossa terra, é bem vinda. Agora, Centro Comercial, bolas, esta até dói: NÃO. Então… Querem lá ver que vamos repetir a história dos Hospitais. Um em cada localidade, para depois estarem os pisos às moscas, (como um certo Centro Comercial que conheço), CERTO?????... Então… Não é fácil de ver que na nossa Cidade, o Comércio já está (tragam os balões de oxigénio), o Cinema (nem há palavras para o descrever) e a Restauração (safando-se, mas não há muito espaço de manobra). A população de Tomar sempre gostou de se deslocar aos outros sítios, para passear. Porque não desenvolver, apoiando, o que já existe. Privilegiar o espaço Comercial por excelência que é a nossa Rua Serpa Pinto e toda a zona histórica que ao nível do Comércio e da Restauração, dá cartas a muito Centro Comercial. Quanto ao Cinema, para quê mais cinemas. Temos já 2 Cinemas em Tomar e… (e nada, pronto…). Até fiquei sem palavras. No que diz respeito ao Referendo, sobre essa matéria: NÃO. É um absurdo gastar tempo e dinheiro, com uma ridicularia destas. Assim, agradeço a atenção dispensada, esperando ter contribuído com EXCELENTES E ADEQUADOS PROVÉRBIOS e sustentando que quem tem o poder de decisão, os vão saber interpretar, pois “Para bom entendedor, meia palavra basta”. (ou não)
Joaquim Francisco 01-03-2007